quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Problemas da Democracia eleitoral II: descrédito na representação

Continuando a jornada...

Além da instituição do voto - o ato de autorizar a representação -, outras instituições da chamada democracia representativa parecem estar fazendo água. Falo dos governos, partidos e parlamentos.
No Brasil, segundo pesquisa do Latinobarômetro de 2007, somente 35% da população confia no governo. Na América Latina, 39%. Na Europa, segundo o Eurobarômetro/2007, este número não é diferente: apenas 34% confia no governo. No caso dos parlamentos, os números são iguais ou piores: América Latina - só 29% confia; Europa, 35%. E no caso dos partidos, os brasileiros e os latino-americanos apresentam confiança ainda menor: 16% e 20%, respectivamente.

Assim sendo, soma-se ao descrédito no poder do voto o descrédito em relação a algum desempenho positivo das principais instituições do governo representativo: partidos, governos e parlamentos.
É possível melhorar o desempenho destas instituições? Em caso positivo, como? Aperfeiçoando-as ou criando novas instituições que façam o que elas não fazem ou que, ao menos, as induzam a um melhor desempenho?

Nenhum comentário: