segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A tentação das repostas rápidas.

O resultado eleitoral em Porto Alegre não é simples de entender. Responder rapidamente é um erro. Só uma coisa é incontestável: Fogaça venceu, ponto. Dou um exemplo de interpretação alternativa plausível.

Ouvi, especialmente durante o primeiro turno, mas agora também, dizerem que uma parte da vitória de Fogaça (PMDB-PDT-PTB) deveu-se a divisão dos votos da "esquerda" entre Luciana, Manuela e Maria do Rosário. É, de certa forma, a versão mais aceita e mais "senso comum". Ocorre que, como provou o resultado do segundo turno, uma parte considerável dos votos de Luciana e Manuela não foram seduzidos pelo discurso tradicionalmente atribuido a "esquerda". Luciana atraiu votos conservadores com seu discurso moralista anti-mensalão. Manuela também, com seu discurso do novo, anti-conflito e a aliança com o PPS. Para estes porto-alegrenses, Fogaça era a segunda opção. Se Manuela e Luciana não existissem, muito provavlemente teriam votado em Fogaça no primeiro turno e o levdo a vitória neste momento...

Vale a pena analisar angulos alternativos, com mais vagar, com mais liberdade, desarmadamente...

3 comentários:

Cristiano Muniz disse...

Hoje à tarde, em protesto contra o projeto Pontal do Estaleiro, estudantes, ambientalistas e entidades do município ocuparam o plenário da Câmara de Vereadores, entoando palavras de ordem contra os edis favoráveis ao empreendimento.

Seguranças do legislativo portoalegrense e guardas municipais tentaram bloquear a passagem dos manifestantes, agredindo e intimidando fisicamente alguns dos estudantes que forçaram a entrada na Câmara.

A vereadora recém-eleita Fernanda Melchiona (PSOL) conseguiu marcar uma reunião na próxima segunda-feira (3/11) com o presidente da Câmara, Sebastião Melo (PMDB), para discutir sobre o tema.

Leia mais em http://salveopampa.blogspot.com

Claudinha disse...

Oi, André! Quando se definiu o quadro da disputa eleitoral, eu dizia que a situação entrava com duas candidaturas: Fogaça e Manuela. Acho que os 43% da votação, no primeiro turno, para o Fogaça foi a debandada dos eleitores da Manu para evitar o segundo turno. Quanto aos votos da direita na Luciana, tens razão: familiares e amigos classe média alta votaram nela. Claudia.

Agente 65 disse...

Ei, vais deixar completar um mês sem postar nada no teu blog? Não tens vergonha? Larga esta preguiça e rouba dois minutos do teu sono ou da convivência com a esposa e filha e vou pra blogosfera.