quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Erro de comparação

Ontem assisti a uma auto-comparação feita por Manuela D´Ávila em seu programa eleitoral. Na tentativa de rebater argumentos quanto a uma sua suposta falta de preparo para ser prefeita, que seria sub-produto de sua juventude (Manuela tem 27 anos)e/ou inexperiência, auto-comparou-se a três prefeitos que muito fizeram para Porto Alegre. A dois, José Loureiro da Silva e Leonel de Moura Brizola, Manuela chama de "jovens" prefeitos e ao outro, Olívio Dutra, não atribui a juventude, mas afirma que se tornou prefeito após apenas dois anos de mandato parlamentar. Com isso parece tentar sugerir que juventude (supostamente o caso de Loureiro e Brizola) e/ou inexperiência (supostamente Olívio Dutra) não são barreiras para o exercício do mandato de prefeito de Porto Alegre.
Pode até ser que a idade de Manuela, sua juventude, não seja barreira. Não vou entrar nesta discussão aqui, agora. No entanto, os exemplos usados por Manuela como prova não me parecem adequados. Ambos, Loureiro da Silva e Brizola, quando assumiram a prefeitura já estavam fora da faixa etária de Manuela. Loureiro da Silva nasceu em 1902, tinha 35 anos quando tornou-se prefeito de Porto Alegre pela primeira vez em 1937. 08 anos a mais do que Manuela hoje tem. Brizola, nascido em 1922, tinha 33 anos quando governou Porto Alegre pela primeira vez, em 1955. 06 anos mais do que Manuela. Não podiam ser considerados na terceira idade, mas também não eram exatamente jovens, ao menos não como Manuela.
O mesmo pode ser dito quanto a questão da experiência. Nenhum deles, muito menos Olívio Dutra poderia ser considerado com pouca experiência quando assumiu a prefeitura. Veja seu currículo, resumidamente, à época:
Funcionário do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) desde 1961, foi transferido para Porto Alegre em 1970, sendo eleito presidente do Sindicato dos Bancários da Capital em 1975.
Em 1979, período da ditadura militar, Olívio Dutra foi um dos líderes da greve de trabalhadores no Rio Grande do Sul, razão pela qual foi preso e teve seu mandato cassado.
Em 1980, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores.
Foi presidente estadual até 1986 e eleito para a presidência nacional do partido no ano seguinte.
Em 1982 foi candidato a governador pelo PT obtendo 50.713 votos e consolidando a estruturação do partido no RS.
Em agosto de 1983, ajudou a fundar a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Elegeu-se deputado federal constituinte em 1986.
Quando foi eleito prefeito já acumulava vinte e sete (27) anos como bancário, 13 anos desde sua eleição para presidente do sindicato dos bancários, greve, enfrentamento com a ditadura, cassassão de mandato sindical, protagonismo na criação do maior partido de massas da história do país, presidência estadual e nacional deste partido, fundação da CUT e... 02 anos de mandato como deputado parlamentar (constituinte), única referência feita por Manuela. De pouca experiência nada.
O mesmo pode ser dito de Loureiro e Brizola que, embora tendo menos idade que Olívio (este tinha 47 anos quando assumiu a prefeitura pela primeira vez), quando assumiram a prefeitura já possuiam um vasto currículo. Vejamos seus currículos até o primeiro governo de cada um na prefeitura:
Brizola
Em 1936, matriculou-se no Instituto Agrícola de Viamão, perto de Porto Alegre, formando-se técnico rural em 1939. Nessa época, trabalhou como graxeiro numa refinaria em Gravataí (RS)
Em 1940, mudou-se para Porto Alegre e obteve emprego no serviço de parques e jardins da prefeitura. Para continuar seus estudos, matriculou-se no Colégio Júlio de Castilhos para fazer o curso supletivo. Em 1945, começou a cursar engenharia civil na Universidade do Rio Grande do Sul, formando-se em 1949.
Simpatizante do presidente Getúlio Vargas, Brizola ingressou no PTB em agosto de 1945, integrando o primeiro núcleo gaúcho do novo partido.
Em 19 de janeiro de 1947, ele foi eleito deputado estadual, participando da elaboração da Constituição gaúcha.
No mesmo pleito, Brizola foi reeleito deputado estadual.
Em março de 1951, Brizola tornou-se líder do PTB na Assembléia Legislativa e pouco depois se candidatou a prefeito de Porto Alegre. Perdeu o pleito, em 1º de novembro, por pouco mais de 1% dos votos.
Em 1952, ele foi nomeado secretário de Obras do governador Ernesto Dornelles (PTB).
Em 1954, foi eleito deputado federal pelo PTB.
Quando foi eleito prefeito, Brizola já tinha mais de 10 anos de experiência política: ajudara a construir o PTB, partido que em influência e solidez organizativa entre as classes populares somente possa se comparado com o PT, fora deputado estadual constituinte, candidato a prefeito, secretário estadual de obras e deputado federal. Jovem até podia ser, mas não com pouca experiência.
Loureiro da Silva
Aos 20 anos, foi nomeado por Borges de Medeiros promotor público em Camaquã, iniciando sua vida pública.
Intendente em Alegrete, Garibaldi, Taquara e Gravataí
Deputado Constituinte, em 1935
Duas vezes diretor da Carteira Agrícola e Industrial do Banco do Brasil
Estancieiro
Quando prefeito pela primeira vez, em 1937, Loureiro já havia inciado sua vida pública há, no mínimo, 15 anos. Sua história mostra que já acumulava uma grande experiência política quando tornou-se prefeito.
Já Manuela, pelo que refere seu currículo em seu site e no site do congresso nacional, marca o ínicio de sua vida pública em 2001. Sua experiência política em cargos de direção registrada em currículo acumula 7 anos, e concentra-se no movimento estudantil, em cerca de 05 anos na direção partidária (PCdoB) e em mandatos parlamentares (2 anos como veradora e 1 ano e 9 meses como deputada federal). Significativamente menos do que Olívio Dutra em 1988, Brizola em 1955 e Loureiro da Silva em 1937.
Mal comparou-se, portanto.

Nenhum comentário: