quinta-feira, 17 de abril de 2008

O Banco Central, os juros e a festa do demo-tucanato

Reunião do COPOM: misantropia travestida de tecnicalidade

O menor barulho da choldra já incomoda os senhores do dinheiro. Estes misantropos senhores, que acham que todos os que não "tem" não "são", com honrosas concessões aos que "foram" e "tiveram" e servem para animar o baile contando estórias bajulatórias, tem seus proceres instalados nas venais fileiras do demo-tucanato parlamentar, no lacerdismo das redações do Partido da Imprensa Golpista (PIG) e nas torres de marfim do Banco Central brasileiro.

Cabe-nos apontar o dedo. E acusar o golpe.

O demo-tucanato fabrica incontáveis e intermináveis CPIs, com a única finalidade de colocar o Brasil em um interminável terceiro turno eleitoral. Mas a popularidade do presidente LULA não cai, cresce. Então, só isto não chega.

Os lacerdistas de plantão nas editoriais e redações da "grande" imprensa politizam até festa de casamento, sempre pregando a idéia de que a política deve ser uma comunidade de anjos. Como se fosse possível uma política sem desvios de qualquer natureza em uma sociedade com as desigualdades sociais, políticas e econômicas que a brasileira tem. Comportam-se com a hipocrisia moralista típica do marido traído que já traiu. Soa falso, mas todo mundo compreende-lhe as razões, afinal pega mal, não afirmar os bons costumes seria assumir a condição de manso... Mas a popularidade do presidente LULA não cai, cresce. Então, só falso moralismo não chega.

Assim, o demo-tucanato concluí que o negócio é ir na raiz, radicalizar: Correr a "gente ordinária" do baile. Afinal, pensam eles, "quando fizemos isto deu certo: em 54 (Getúlio) e 64 (Jango), por exemplo. Vamos bloquear o governo: derrubemos a CPMF e acabemos com o Bolsa-Família.". Mas o governo continuou porque a arrecadação cresceu com o aquecimento econômico. E a popularidade do presidente LULA não cai, cresce.

It's economy, stupid! Enquanto o país continuar crescendo, a choldra fará barulho, o assombroso barulho de muita gente comendo, bebendo, viajando, comprando, "tendo" e "sendo". E o clube começa a deixar de ser exclusivo. E a popularidade crescendo...

Então chamem o Meirelles e os senhores da torre. Conter o crescimento é o único jeito. Juros neles!

Por isso, os únicos a comemorar explicitamente os juros são os demo-tucanos. Esta alta de juros é objeto de economia política, preservação de classe, não é política econômica no sentido republicano, seu objetivo não é combater a inflação, embora possa reduzí-la ainda mais. É como acabar com a febre matando o paciente...

Eleição permanente, moralismo e boicote econômico. Vou te contar, é dose prá elefante, haja sistema democrático prá aguentar tanta tentativa de golpe! Isso que a mudança é na milhonésima casa da desigualdade econômica, política e social.

2 comentários:

Anônimo disse...

Chamei pro Dialógico!
Abraço,
Claudia.

Andre Passos disse...

Valeu.

Abraço

André