segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Pesquisa CNT/SENSUS e a maior geladeira do mundo

A turma do PIG (Partido da Imprensa Golpista, expressão cunhada por Paulo Henrique Amorim) na maior geladeira do mundo


A pesquisa CNT/SENSUS, que apresenta dados sobre a aprovação do governo Lula, me fez lembrar um "ocorrido", como diz o gaúcho. Estava em uma farmácia em Rosário do Sul, no ínicio deste mês, quando um cidadão de aproximadamente 50 anos, entre o "popular" e o "classe média", inicia uma conversa comigo no caixa. Até ai vocês dirão: situação típica do interior gaúcho, todo mundo puxa prosa... O inesperado foi o conteúdo.
Disse ele:
- Ó o remédio do Lula?
Perguntei:
- Como?
Ele:
- Este remédio aqui, antes do Lula eu pagava R$ 17,50. Agora pago R$ 0,55. Como é que eu vou falar mal do homem? Não dá prá falar mal.
Isso aconteceu no Rio Grande do Sul, onde o Lula perdeu as eleições presidenciais e o PT perdeu as duas últimas estaduais.
Todos os dias, em todos os veículos da grande mídia do P.I.G., crise do mensalão, crise do Renan Calheiros, crise do cartão corporativo e... quase 60% de aprovação, a melhor avaliação desde a posse em 2003, no seu primeiro mandato.
O problema do P.I.G. é que o povo, além de ler jornal, ouvir rádio e TV, também come, bebe, anda, precisa de saúde, etc. Num momento lê o jornal e concorda que as coisas estão erradas, que político é tudo ladrão, etc. No outro, vai a farmácia e tem dificuldade de falar mal do "homem": Como quem resolve o problema da dor é o remédio...
A análise da CNT/SENSUS é a mais pura verdade:

“O presidente Lula continua blindado. A sua avaliação positiva mantém-se alta em função dos bons resultados da economia e dos programas sociais, além do fato de ele ter um discurso de fácil assimilação popular. Porém, como mostram os números da pesquisa referentes a avaliação do impacto na população do caso dos cartões corporativos, é importante que o Governo aproveite o bom momento exigindo uma conduta exemplar de seus funcionários e ministros”.

Como dizia a campanha de Bill Clinton a presidência dos EUA, em 1992, contra Bush pai: It´s the economy, stupid! (É a economia, estúpido!).
Aqui, agregue-se: It´s the social program, stupid! (É o programa social, estúpido!)
Diante da pesquisa, a frase de Lula sobre a Antartica: "É a maior geladeira que já vi na vida", caberia bem na boca do P.I.G. para descrever o sentimento do povão com suas estocadas no atual governo nacional.

Nenhum comentário: