terça-feira, 5 de abril de 2011

Entrevista do governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro com blogueiros

Hoje pela manhã, no salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini (sede do governo do Estado do Rio Grande do Sul), o governador Tarso Genro concedeu entrevista à blogueiros do Rio Grande do Sul. Vou destacar aqui o papel que o governador reconheceu na blogosfera.

A entrevista esteve em linha com a preocupação do governo do Estado de ir além da garantia de liberdade de opinião na sociedade, preocupando-se também com o incentivo a ampliação dos canais de circulação da opinião. Poder expressar opinião com liberdade, sem constrangimentos, é fundamental para qualquer sociedade que se pretenda democrática. Fundamental, mas não suficiente. Em uma sociedade verdadeiramente democrática aqueles que desejam ver expressas suas idéias livremente produzidas devem encontrar facilmente condições para difundi-las. Assim, a opinião pública poderia aparecer com toda a sua diversidade. 

Infelizmente, em nossa sociedade a grande mídia não faz circular a opinião em toda a sua diversidade.

Para o governador do Rio Grande do Sul, diante disto, a blogosfera assume papel fundamental como um instrumento para promover a democratização do acesso aos meios de circulção da opinião, seriam um "oxigênio do processo democrático, do processo de formação de opinião". Assim entendi sua posição de incentivo a atuação dos blogueiros e a constituição de interlocção direta com esses.

Segundo o governador Tarso Genro, esta ação dá seguimento ao processo de transformação das relações sociais aberto pelo governo Lula. Nesse governo todos os cidadãos foram postos na mesma altura. Onde antes só eram ouvidos os poderosos (econômicamente, em especial), agora são ouvidos todos os grupos sociais em pé de igualdade.

Por fim, Tarso Genro lembrou que que os efeitos das ações de todo agente político não são totalmente diretos, uma vez que mediados pelos meios de comunicação. Daí  a importancia, para todo agente político de levar em conta, ao agir, todos os meios de comunicação. Diante da mediação permanente da midia, a comunicação é o espaço da política hoje.

Esperemos as cenas dos próximos capítulos. Como o Conselho de Comunicação, prometido para até o final deste ano.

Novos tempos, com certeza...

Nenhum comentário: